sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bolsa de valorização à docência é opção para alunos e professores

Bolsa de valorização à docência é opção para alunos e professores
Pibid: apoio financeiro para quem desenvolve projetos em escolas públicas 

A educação de qualidade passa, certamente, pela formação de professores. E aqueles que estiverem interessados em aprimorar seus conhecimentos encontram no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) uma ótima oportunidade. O programa concede bolsas remuneradas para alunos de cursos de licenciatura, para coordenadores e supervisores escolares. Para isso, eles devem apresentar projetos que valorizem à docência, conforme explica abaixo o professor Helder Eterno da Silveira, coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes):

Professor Helder Eterno da Silveira Capes (Foto: Divulgação) 
Professor Helder Eterno da Silveira, da Capes
(Foto: Divulgação)
 
O que é Pibid?
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e tem por objetivo estimular a docência pelo fomento de ações a serem desenvolvidas nas escolas públicas da educação básica por alunos das licenciaturas em conjunto com os professores dessas instituições e docentes das universidades. Para o desenvolvimento dessas ações, a Capes concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores da instituições de ensino vinculadas ao projeto.

Há quanto tempo existe o Pibid?
O primeiro edital do programa foi lançado em 2007, porém, as instituições iniciaram seus trabalhos em 2008.

Qual a importância do programa?

O programa é fundamental para promover uma mudança na cultura da formação de professores do Brasil, em prol da valorização e reconhecimento das licenciaturas, para o estabelecimento de um novo status para esses cursos, e como política de incentivo à profissão do magistério.

Como funciona o Pibid? Quais são as regras?
Para participar, as instituições de ensino superior, precisam atender as chamadas públicas e submeter projetos a serem avaliados por especialistas na área educacional. As propostas aprovadas são reguladas pela Portaria Capes 260, de 30 de dezembro de 2010. Os projetos devem valorizar a docência, a participação dos alunos nas escolas de educação básica, a interação dos professores dessas escolas, estudantes das licenciaturas e professores das licenciaturas no desenvolvimento de atividades que estimulem a produção de material didático, a reflexão sobre a docência e os espaços de formação, o uso das tecnologias e a proposição de ações organizadas e orientadas por referenciais teóricos claros e contemporâneos na área de educação e formação de professores.

Quem tiver interessado em participar deve apresentar projetos?
Sim. Os projetos são apresentados por professores universitários em atendimento aos editais publicados pela Capes. Assim que aprovado, o professor apresenta um plano de trabalho de atividades a serem desenvolvidas nas escolas de educação básica pelos alunos das licenciaturas em parceria com os supervisores e coordenadores.

Quanto tempo dura o programa?
O programa tem duração de dois anos, podendo ser renovado a critério do edital.

Tem muita gente interessada?
Sim. Praticamente todas as instituições de ensino superior (públicas ou privadas sem fins lucrativos) tem manifestado interesse no programa. Os resultados apontam para uma política forte de consolidação das licenciaturas nessas instituições de ensino, como também, de fixação dos alunos nos cursos de formação de professores.

Os participantes recebem bolsa?
Sim, eles recebem bolsa para atuar nas seguintes áreas:
a) Iniciação à docência – para estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais;
b) Supervisão – para professores de escola pública que orientem no mínimo 5 e no máximo 10 alunos, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais;
c) Coordenação de área – para professores da instituição proponente. Permitida a concessão de uma bolsa para cada subprojeto aprovado, no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) mensais;
d) Coordenação de área de gestão de processos educacionais – para professor da instituição proponente. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional, no valor de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) mensais; e
e) Coordenação institucional – para professor da instituição proponente. Permitida a concessão de uma bolsa por projeto institucional, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) mensais.

Quando acontecem as inscrições?
O edital do programa está aberto e as inscrições poderão ser realizadas pelo representante das instituições de ensino superior até dia 05 de maio.

Existem novidades do Pibid para 2012?O programa está passando por reformulação em suas normas, porém, para o edital 2012 as regras ainda são as mesmas. A novidade é a possibilidade de modificação nos projetos aprovados no âmbito dos editais de 2009, 2010 e 2011. Também é possível que instituições que não possuem Pibid possam submeter seu projeto institucional. Ressalto que a Capes está empenhada em colaborar para qualificação a educação no país, da ensino infantil à pós-graduação, com programas que valorizam a formação de professores, a mobilidade nacional e internacional, a pesquisa e inovação educacional, a interação entre a educação básica, graduação e pós-graduação, os mestrados e doutorados nas diversas áreas do conhecimento, como especial foco em áreas estratégicas para o crescimento e desenvolvimento do país, como as inovações tecnológicas e os processos de formação docente.
 
Consulte o site http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid para mais informações sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
 
Globo Cidadania - 21/04/2012 05h59 - Atualizado em 27/07/2012 19h19
 

Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoeducacao/noticia/2012/04/bolsa-de-valorizacao-docencia-e-opcao-para-alunos-e-professores.html

Acesso: 27/07/12 


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