Histórico do PIBID da Química



         A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE), representada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), participou do Edital CAPES/DEB No. 02/2009 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no qual obteve aprovação do seu projeto institucional. As atividades do programa foram iniciadas, oficialmente, em março de 2010.

         O PIBID da UVA/CE desenvolve um trabalho de iniciação à docência de maneira integrada com 06 escolas da rede pública de ensino da educação básica, envolvendo os cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Pedagogia, Letras e Filosofia nas cidades de Forquilha, Massapê, Meruoca, Moraújo e Sobral, estado do Ceará, com 121 participantes assumindo as seguintes funções: 01 coordenador institucional, 01 secretária executiva, 06 coordenadores de áreas, 11 supervisores de escolas e 102 alunos.

         A primeira fase do PIBID/UVA teve uma duração inicial de 24 meses e neste período alguns resultados importantes foram obtidos, como:

a) a criação de um vínculo de integração entre a UVA/CE e as escolas públicas participantes do projeto PIBID/UVA, de maneira que os acadêmicos bolsistas passaram a se sentir corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem.

b) a melhoria no desempenho escolar dos alunos atendidos pelo projeto PIBID/UVA.

c) a valorização da formação docente dos acadêmicos bolsistas e dos co-formadores, papel desempenhado pelos professores supervisores.

d) o fortalecimento da parceria entre a UVA/CE e a Secretaria Estadual de Educação, por meio da 6a. Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), no sentido de contribuir com iniciativas e ações para a educação básica do estado do Ceará.

         Em relação ao subprojeto de Química, 10 alunos do curso de Licenciatura em Química foram selecionados e inseridos no PIBID/UVA para executarem as ações em 03 escolas conveniadas com o PIBID/UVA, a saber: Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Elza Goersch (Forquilha-CE); EEFM Ministro Jarbas Passarinho (Sobral-CE) e EEFM Monsenhor José Ferreira Gomes (Sobral-CE). Nestas escolas, os 10 pibidianos da Química realizaram atividades previamente programadas no subprojeto de Química para cerca de 400 estudantes do ensino médio.