Os PIBIDIANOS do
subprojeto de Química da UVA/CE desenvolveram as seguintes atividades:
I) Desenvolvimento de
kits de experimentos direcionados ao aprendizado de assuntos teóricos ensinados
na disciplina de Química: os bolsistas do subprojeto de Química desenvolveram, em conjunto
com os alunos das escolas Jarbas Passarinho e Monsenhor Ferreira Gomes, um
“kit” contendo 06 (seis) experimentos de Química: 1) Separação de pigmentos vegetais
por extração; 2) Separação de pigmentos foliares por cromatografia em papel; 3)
Aprendendo eletroquímica através da corrosão de metais; 4) Construção de
filtros para tratamento de água em escala micro; 5) Simulação do efeito estufa;
6) Experimentos realizados com materiais caseiros constituídos de garrafas de
PET.
II) Organização de oficinas para
professores de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) das escolas
Jarbas Passarinho e Elza Goersch: 12 professores de Física, Química e Biologia
foram convidados a participar dessa oficina com o objetivo de propiciar a troca
de experiências. A ideia de envolver diferentes áreas foi atribuída
basicamente, a duas questões: (1) de acordo com os PCNs e as Orientações
Curriculares para o Ensino Médio, é muito importante que o ensino ultrapasse o
modelo conteudista e compartimentado, e promova a interdisciplinaridade e (2)
ao preenchimento das vagas para professores de Química por profissionais das
diversas áreas das Ciências Naturais.
III) Planejamento,
preparação e realização de exposições de divulgação científico-culturais e
feiras de Ciências nas escolas Jarbas Passarinho e Monsenhor José Ferreira Gomes: os
alunos dessas escolas foram orientados pelos pibidianos a planejarem e organizarem feiras de Ciências, o
trabalho de orientação dos alunos focou: (i) escolha de um tema sobre o qual pudessem aprender algo; (ii)
seleção de três ou quatro temas, pesquisa e leitura sobre cada tema antes de
fazer a escolha; (iii) elaboração de experimentos com cartazes auto-explicativos. Além de orientaram os alunos no
desenvolvimento dos projetos e de cada experimento especificamente, os pibidianos também participaram da
divulgação e montagem das feiras de Ciências.
IV) Elaboração de
atividades de divulgação científica sobre medicamentos caseiros obtidos na
flora do semiárido cearense: os bolsistas deste subprojeto inseridos na escola Elza Goersch foram
incentivados a pesquisar na literatura e escrever, em colaboração com os
estudantes da escola, um guia de receitas de medicamentos caseiros. Nesse guia,
destaque foi dado à história dos medicamentos caseiros, suas indicações e
contra indicações. A partir desse guia, a comunidade foi capaz de entender
corretamente a ação e a preparação de chás, unguentos e xaropes. Os preparados
medicinais envolveram as plantas mais difundidas no bioma caatinga.
V) A implantação do programa "Monitores de Ciências" se
deu a partir de uma seleção realizada entre os estudantes que se destacaram nas
atividades executadas nos laboratórios de Ciências das escolas. No contra-turno
das aulas, esses alunos monitores auxiliaram professores e pibidianos: na organização dos kits de Química e na execução dos
experimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário