Projetos Desenvolvidos



      Os PIBIDIANOS do subprojeto de Química da UVA/CE desenvolveram as seguintes atividades:

I) Desenvolvimento de kits de experimentos direcionados ao aprendizado de assuntos teóricos ensinados na disciplina de Química: os bolsistas do subprojeto de Química desenvolveram, em conjunto com os alunos das escolas Jarbas Passarinho e Monsenhor Ferreira Gomes, um “kit” contendo 06 (seis) experimentos de Química: 1) Separação de pigmentos vegetais por extração; 2) Separação de pigmentos foliares por cromatografia em papel; 3) Aprendendo eletroquímica através da corrosão de metais; 4) Construção de filtros para tratamento de água em escala micro; 5) Simulação do efeito estufa; 6) Experimentos realizados com materiais caseiros constituídos de garrafas de PET.

 

II) Organização de oficinas para professores de Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) das escolas Jarbas Passarinho e Elza Goersch: 12 professores de Física, Química e Biologia foram convidados a participar dessa oficina com o objetivo de propiciar a troca de experiências. A ideia de envolver diferentes áreas foi atribuída basicamente, a duas questões: (1) de acordo com os PCNs e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, é muito importante que o ensino ultrapasse o modelo conteudista e compartimentado, e promova a interdisciplinaridade e (2) ao preenchimento das vagas para professores de Química por profissionais das diversas áreas das Ciências Naturais.

 

III) Planejamento, preparação e realização de exposições de divulgação científico-culturais e feiras de Ciências nas escolas Jarbas Passarinho e Monsenhor José Ferreira Gomes: os alunos dessas escolas foram orientados pelos pibidianos a planejarem e organizarem feiras de Ciências, o trabalho de orientação dos alunos focou: (i) escolha de um tema sobre o qual pudessem aprender algo; (ii) seleção de três ou quatro temas, pesquisa e leitura sobre cada tema antes de fazer a escolha; (iii) elaboração de experimentos com cartazes auto-explicativos. Além de orientaram os alunos no desenvolvimento dos projetos e de cada experimento especificamente, os pibidianos também participaram da divulgação e montagem das feiras de Ciências.

 

IV) Elaboração de atividades de divulgação científica sobre medicamentos caseiros obtidos na flora do semiárido cearense: os bolsistas deste subprojeto inseridos na escola Elza Goersch foram incentivados a pesquisar na literatura e escrever, em colaboração com os estudantes da escola, um guia de receitas de medicamentos caseiros. Nesse guia, destaque foi dado à história dos medicamentos caseiros, suas indicações e contra indicações. A partir desse guia, a comunidade foi capaz de entender corretamente a ação e a preparação de chás, unguentos e xaropes. Os preparados medicinais envolveram as plantas mais difundidas no bioma caatinga.

 

V) A implantação do programa "Monitores de Ciências" se deu a partir de uma seleção realizada entre os estudantes que se destacaram nas atividades executadas nos laboratórios de Ciências das escolas. No contra-turno das aulas, esses alunos monitores auxiliaram professores e pibidianos: na organização dos kits de Química e na execução dos experimentos.

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