Desde a sua criação, a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, vem
fortalecendo e ampliando a sua linha editorial, compromisso de todos os
químicos brasileiros, dos seniores aos jovens. O lema que define esta
linha editorial, "Pensar como Cientista e Atuar como Professor!",
aponta para a produção de ciência e formação de profissionais de melhor
qualidade, sendo Ciência e Educação os focos permanentes da atuação da
SBQ. Em 2009, a Diretoria e o Conselho decidiram ampliar a linha
editorial da SBQ. Nesse sentido, Química Nova Interativa, QNint, chega
para reforçar o lema da linha editorial e para servir de instrumento de
conexão entre Ciência e Educação.
Estamos na era do conhecimento. A informação está amplamente
disponível, proveniente das mais variadas fontes e de origem confiável e
enganosa. O maior desafio atual dos professores e estudantes não é
obter a informação, mas, sim, identificar a confiável, classificá-la e
interpretá-la. Nesta nova era, o manejo adequado da informação no
processo educativo só será atingido pela integração da ciência, como
forma de pensar, com o ensino. Esta conexão precisa ser feita em todos
os níveis do processo, pois só assim será possível atingir uma nova era
em que a intensificação da criatividade predomine.
Neste jovem século, atingimos a convergência científica e tecnológica onde o foco é o tema e não a disciplina.
Isto não significa o fim da disciplina; significa, sim, que as
disciplinas precisam ser repensadas e reapresentadas com foco em temas
atuais e amplos o suficiente para permitir conexões intra e
interdisciplinares. Se nas décadas de 1980 e 1990 foi extremamente
importante a criação (e inoculação nos currículos) das disciplinas
Química Ambiental e Química Verde, hoje o desafio é inocular o
Comportamento Verde - muito mais amplo que uma disciplina - de forma
transversal durante toda a formação do estudante, bem como na sua
atuação profissional.
A sustentabilidade deve representar a busca permanente pelo bem-estar humano, a satisfação das suas necessidades econômicas e sociais, sem o comprometimento do progresso, do ambiente e do sucesso das futuras gerações. Nesse novo cenário, a segurança ambiental, segurança energética e segurança alimentar são temas atuais e amplos o suficiente para permitir a conexão entre ciência e educação, com abordagem intra, inter e multidisciplinares.
Os livros e grande parte do material bibliográfico disponível não suportam adequadamente a conexão e a abordagem apresentadas neste texto. Nesse sentido, a SBQ, apresenta aos sócios e à sociedade em geral o seu novo projeto: Química Nova Interativa, QNInt1. Uma flecha que mira o futuro. Uma concepção que pretende ser "uma metamorfose ambulante"! QNInt é o Portal do Conhecimento da SBQ, cujo objetivo é prover instrumentação confiável para a formação em Química, a ser utilizada por estudantes e professores em todos os níveis de formação, primando pela interatividade e pela atualização das informações.
A sustentabilidade deve representar a busca permanente pelo bem-estar humano, a satisfação das suas necessidades econômicas e sociais, sem o comprometimento do progresso, do ambiente e do sucesso das futuras gerações. Nesse novo cenário, a segurança ambiental, segurança energética e segurança alimentar são temas atuais e amplos o suficiente para permitir a conexão entre ciência e educação, com abordagem intra, inter e multidisciplinares.
Os livros e grande parte do material bibliográfico disponível não suportam adequadamente a conexão e a abordagem apresentadas neste texto. Nesse sentido, a SBQ, apresenta aos sócios e à sociedade em geral o seu novo projeto: Química Nova Interativa, QNInt1. Uma flecha que mira o futuro. Uma concepção que pretende ser "uma metamorfose ambulante"! QNInt é o Portal do Conhecimento da SBQ, cujo objetivo é prover instrumentação confiável para a formação em Química, a ser utilizada por estudantes e professores em todos os níveis de formação, primando pela interatividade e pela atualização das informações.
É a conexão entre Ciência e Educação em Química acessívelmente disponibilizada!
Fonte: http://qnint.sbq.org.br/qni/cadastro.php
Acesso: 23/08/12
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