Ao observar o estado inicial e final das alterações que ocorrem com algumas comidas, a turma é levada a formular e testar hipóteses
Por que as frutas amadurecem? Por que a textura do pão muda durante sua
preparação? Essas e outras mudanças, que podem ser observadas pela
criançada, são conteúdos de Ciências e devem ser aproveitadas em classe.
Ao trabalhá-las, é possível explicar um conceito da Química (as
transformações) estimulando o aprendizado por meio da observação de
eventos cotidianos e da formulação de hipóteses. "Os alunos podem
manusear e cheirar os alimentos, acompanhando as modificações que
ocorrem desde o estado inicial até o final", diz Maria Apostólico,
pesquisadora da Sangari Brasil, em São Paulo, e mestre em Ciências
Mesmo que a meninada não entenda o que ocorre no âmbito microscópico, já que algumas reações químicas são complexas para alunos dessa etapa, o contato com o conceito de transformação estimula o aprendizado de procedimentos científicos, como a observação cuidadosa, o registro e o confronto ou a confirmação de hipóteses, atividades que fazem parte do ensino de Ciências e já tratados em outras reportagens de NOVA ESCOLA. "Além disso, esse é um meio de iniciar a alfabetização científica dos estudantes, importante nessa faixa etária", diz Cristiano Marcelino Júnior, docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e coordenador da Olimpíada Brasileira de Química.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/transformacoes-quimicas-alimentos-639047.shtml
Acesso: 12/08/12
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