terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mensagem da Sociedade Brasileira de Química em Homenagem ao Dia dos Professores – 15 de Outubro de 2013


Parabéns Professor!
         A SBQ deseja a todos os nossos colegas professores um dia, antes de tudo, feliz e com muita paz, mas também cheio de realizações.
         É comum se ouvir em várias mídias que a nossa espécie evoluiu por compartilhamento do conhecimento. Daí surgiram os primeiros profissionais do ensino que criaram, passaram e repassaram ao longo de milênios os conhecimentos alcançados pela humanidade.
         Não há dúvidas de que o professor é um ícone da sociedade, em detrimento de ser tratado muitas vezes como profissional de segunda categoria, numa realidade onde governantes encaram a educação como despesa, e não como investimento.
         Não existe nenhum profissional na sociedade que não tenha sido formado e orientado por professores. Muitos destes, infelizmente, depois de graduados, esquecem o quanto seus mestres foram importantes para sua formação.
         Não queremos ser mestres queridos somente nessa data comemorativa, mas ter o respeito e reconhecimento da sociedade pelo importante trabalho que executamos em prol do desenvolvimento desse país. O reconhecimento significa também ter salários decentes, para que se possa ensinar com muita dedicação, ajudando toda nossa população com o nosso trabalho diário.
         Dedicamos aos amigos professores as sábias palavras de Rubem Alves, um grande professor:
"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
         Um grande abraço, e um feliz dia dos professores!

Vitor F. Ferreira e Aldo J. G. Zarbin

Nenhum comentário:

Postar um comentário