Uma forma escolhida pelo Ministério da Educação para ampliar a oferta de
profissionais qualificados, com formação acadêmica especializada, tem
sido estimular a criação de cursos de mestrado profissional. No campo do
ensino, essa política busca criar cursos de mestrado profissionais
para professores do ensino médio. A proposta é que eles incorporem o
saber gerado pela universidade, aumentando a qualidade da atividade
docente. A iniciativa já está implantada para a área de Matemática e em
fase de adoção para a Física. Ao mesmo tempo, é objeto de debate pelos
químicos, como poderá ser visto no workshop programado pela Divisão de
Ensino da SBQ para a 36ª Reunião Anual.
Se, por um lado, não há dúvidas quanto à necessidade de elevar a
quantidade e qualidade de professores de ciências com boa formação
fornecida pelas universidades, por outro, a melhor maneira de
implementar essa política deixa em aberto algumas questões. "Defendemos
veementemente o investimento na formação continuada dos professores",
sustenta o diretor da Divisão de Ensino da SBQ, Gerson Mól (UnB), e
coordenador do workshop, ao lado de Agustina Echeverria (UFG) e Márlon
Soares (UFG). No entanto, argumenta, é necessário evitar erros cometidos
anteriormente. Como, por exemplo, o de que esses cursos minimizem a
formação pedagógica especializada em química, que hoje faz parte dos
cursos acadêmicos. "O domínio de conteúdo, embora seja fundamental, não
garante um bom professor", avalia. Eles esperam que os químicos atuantes
na área de ensino contribuam para esse debate, auxiliando a SBQ na
implantação do mestrado profissional proposto pela Capes.
Conferência – O conhecimento da história da Ciência e a reflexão
sobre como a ciência evoluiu para apreender seus objetos de estudo são
ferramentas essenciais para aqueles que se dedicam a ensinar Química.
Ampliar essa visão é a proposta da conferência "Contribuições da
Epistemologia e da História da Ciência para o Ensino de Química nos
Diferentes Níveis", que será apresentada por Agustín Adúriz-Bravo, da
Universidade de Buenos Aires, como parte das atividades da Divisão de
Ensino.
Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
http://boletim.sbq.org.br/noticias/n786.php
Acesso: 24/01/13
Páginas
- PIBID da Química
- Histórico do PIBID da Química
- Pibidianos (2016 - 2017)
- Ex-Pibidianos (2010-2016)
- Projetos Desenvolvidos
- Trabalhos Apresentados
- Produção dos Pibidianos
- Seminários dos Pibidianos
- Relatórios de Atividades
- Contatos
- Conteúdo e Opiniões do Blog
- Oficina de Experimentos
- Congressos de Educação em Química em 2017
- Escolas Parceiras (2010-2013)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário