segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mensagem do presidente da SBQ sobre o dia do Professor!


Parabéns Professor pelo seu dia e pelo trabalho nobre que é fundamental para a sociedade

 

         Docentes, mestres, orientadores e facilitadores são denominações para o termo professor, mas em realidade ele é muito maior do que esse conjunto. Talvez seja uma das primeiras profissões reconhecida nas tribos dos primeiros humanos que para poderem sobreviver precisavam repassar de geração para geração os conhecimentos adquiridos e, desde então, não há sociedade que possa prescindir dessa nobre profissão. Depois dos pais, os professores são os referenciais mais importantes na formação do cidadão. Quem não se lembra de um professor que marcou sua vida? Não há médico, químico, biólogo, juiz, policial, motorista, etc. que não tenha tido a participação efetiva dos professores na sua formação. Até os professores precisam de professores para sua formação.

         Em realidade todos somos professores e alunos nessa vida aprendendo e ensinando constantemente, ou melhor, somos eternos aprendizes. Como diz Cora Coralina no seu poema “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Não sei se a vida é curta ou longa para nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe,
braço que envolve, palavra que conforta,
silêncio que respeita, alegria que contagia,
lágrima que corre, olhar que acaricia,
desejo que sacia,amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais, mas que seja intensa,
verdadeira, pura enquanto durar.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

         Apesar de toda essa importância é uma das profissões menos reconhecida profissionalmente pelos gestores do ensino público e privado e são os que tem as piores condições de trabalho, haja vista as péssimas infraestruturas de muitas escolas no Brasil. São eles que tem os salários mais aviltados considerando-se a nobre missão de educar nossos filhos e formar toda uma geração de cidadãos. Mesmo assim são profissionais pacientes e dedicados que se envaidecem quando um dos seus alunos se destaca em algum concurso ou se tornam profissionais de sucesso. Parece pouco, mas é uma grande recompensa.

         Então Professores nesse seu dia, a Sociedade Brasileira de Química se junta a todos os eternos alunos que os tem como ídolos e lhes deseja: muita saúde, paz, sabedoria, melhores salário, melhores condições de trabalho e mais reconhecimento dos empresários e gestores governamentais da educação brasileira.

Vitor Francisco Ferreira

Presidente da SBQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário