quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Fundação Carlos Chagas publica estudo avaliativo do Pibid


          A Fundação Carlos Chagas (FCC) publicou nessa semana um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que envolve cerca de 90 mil bolsistas e cinco mil escolas de educação básica, com a participação de 284 instituições de ensino superior.
          O texto destaca como diferencial no programa a concessão de bolsas não só aos estudantes de licenciatura, mas também aos professores das universidades que os orientam e a professores de escolas públicas (chamados supervisores) que acompanham as atividades dos bolsistas no espaço escolar, atuando assim como coformadores no processo de iniciação à docência, em articulação com o formador da universidade.
          O estudo faz parte da série Textos FCC, que tem como objetivo disseminar dados e achados dos estudos realizados no âmbito da Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas e trabalhos contemplados por prêmios conferidos pela instituição. São textos mais extensos do que artigos acadêmicos e oferecem informações detalhadas sobre os procedimentos metodológicos utilizados, de forma a subsidiar outras iniciativas de especialistas e interessados. A apresentação do texto ficou a cargo do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

FCC
          A FCC é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu as atividades com a realização de exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas em todo o Brasil. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, passou a desenvolver amplo espectro de investigações interdisciplinares voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país.

Pibid
          O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
          O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
          Acesse o estudo.

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