No
Brasil, 27% do tempo em sala é dedicado a organização da turma e 9%, a
atividades não escolares
O mau gerenciamento das salas de aula
das escolas públicas no Brasil faz com que os estudantes percam o equivalente a
um dia inteiro de ensino por semana. O dado é do novo relatório
"Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América
Latina e no Caribe", divulgado pelo Banco Mundial.
Ao observar mais de 15 mil salas de
aula de três mil escolas em sete países latino-americanos, pesquisadores
detectaram problemas relacionados às relações cotidianas entre alunos e
educadores - falta de liderança, perda de tempo letivo com assuntos
extracurriculares -, além de baixo padrão de formação de professores, ausência
de planos de carreira, baixos salários e falhas nas avaliações de desempenho.
Tudo isso, somado, explicaria o desempenho ruim dos alunos nas avaliações
internacionais.
- A
observação das salas de aula no Brasil mostrou que 64% do tempo são
direcionados a atividades acadêmicas; 27%, à organização da sala de aula; e 9%,
a atividades que não competem ao ensino. O padrão para um bom gerenciamento
seria com 90% direcionados às práticas pedagógicas, e 10%, para a organização
sala - afirma Barbara Burns, uma das
coordenadoras da pesquisa.
Docente
bom, aluno adiantado
O levantamento demonstrou que alunos com os melhores docentes conseguem
superar em até 50% o conteúdo previsto para uma determinada série, antecipando
tópicos da seguinte. Já nas escolas com os piores professores, a turma chega ao
fim do ano letivo com menos da metade do conteúdo planejado.
A pesquisa também revelou que o desempenho
escolar dos estudantes influencia na economia do país. O relatório expõe que,
se o México aumentasse o rendimento médio de seus estudantes no Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) até o nível da Alemanha, seu
produto interno bruto (PIB) teria um incremento de dois pontos percentuais.
- É
difícil pensar em um elemento mais importante para ampliar as oportunidades
para todos os latino-americanos do que a qualidade da educação - afirma Jorge Familiar, vice-presidente do Banco Mundial
para a região.
O Sindicato Nacional dos Servidores
Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) afirma que o
Estado não fornece condições para a atuação do professor, e isso é refletido em
sala de aula.
- É
inviável um bom rendimento sem formação continuada e com remuneração baixa. O
que acontece na sala de aula é um reflexo da falta de estrutura. O professor
está entregue a sua própria sorte - afirma
Samantha Lopes Maciel, coordenadora-geral do sindicato, que ficou espantada com
o índice de "perda de tempo" em sala, mas o vê como um problema de
planejamento. - É necessário que o
professor tenha um momento na sua carga horária para reunião e planejamento.
Quando não existe, isso impacta na relação com os alunos.
O relatório demonstra a falta de
incentivo salarial. O nível de remuneração mensal em 2010, na América Latina,
era entre 10% a 50% mais baixo do que a verificada em outras carreiras
equivalentes. Essa relação se mantém desde 2000.
Revisão curricular é necessária
Para o presidente da Câmara de
Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Moacir Feitosa, há uma
deficiência na formação, que deveria ser bem mais completa.
- Do
ponto de vista acadêmico, os currículos deveriam ser mais plenos. Falta uma
atenção mais intensiva aos objetivos de cada série. A distribuição do tempo
fica prejudicada quando se dá atenção a várias demandas e se perde o foco na
questão central. Por isso, é necessário revisarmos o currículo para cada
segmento - afirma Moacir.
A atenção mais direcionada é um dos
pontos do relatório que demonstram como simples práticas podem gerar
resultados.
- Durante
a observação, vimos professores que faziam coisas simples como comentar o dever
de casa. Quando cruzamos com os resultados daquela turma em exames, vimos que
há uma correlação positiva - afirma
Barbara, que enfatiza a necessidade de investimento: - Obviamente, o professor precisa ter condições de trabalho para atuar.
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